terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como transformar o seu negócio numa franquia?



Franquia é o assunto do momento. Todo empreendedor que tenha um negócio em franco crescimento – independente do tamanho - já foi questionado ou já se perguntou  “ será que o meu negócio pode virar uma franquia?” E a partir daí as perguntas não acabam mais, afinal é de uma expansão de uma empresa que se está falando!

Por isso, selecionamos aqui as melhores respostas para suas dúvidas, com uma especialista  do mercado de expansão em Franquias, a Renata Rondon, da Consultoria NITDA.

Como sei se minha empresa pode se transformar numa franquia?

Transformar uma empresa numa franquia é um passo que deve ser dado com muito cuidado. “Nem todas as empresas estão prontas para isso. Ela precisa estar ciente dos encargos e responsabilidades que essa decisão acarretará”, alerta Renata Rondon, diretora e consultora especializada em expansão da NITDA ( Núcleo Integrado de Treinamento, Desenvolvimento e Assessoria).

Mas o que deve ser pensado antes dessa transformação?
Antes é preciso que a empresa esteja devidamente estruturada, e alguns fatores do negócio devem ser avaliados, como o controle financeiro “ É importante saber que momento de desenvolvimento a empresa se encontra, a capacidade de produção, os diferenciais do negócio, o conhecimento do proprietário sobre o tema e a avaliação financeira de um futuro e possível franqueado” afirma Renata Rondon.

Mas será que isso dará trabalho?

Como todo novo empreendimento, expandir seu  negócio dá muito trabalho! Mas não é desanimador, ao contrário, são desafios que se você já é um empreendedor de sucesso, já  os superou!

Como colocar em prática então?
O candidato a franqueador precisa realizar uma análise financeira do seu negócio e elaborar um contrato jurídico adequado, tudo isso deve ser feito com pessoas especialistas no assunto, no caso uma consultoria especializada em expansão de negócios como a NITDA “ Nós damos todo o suporte jurídico e prático para que tudo ocorra da melhor forma possível” afirma Renata.
Também é importante nesse contrato, definir o manual do franquia, no qual todos os processos de negócios serão especificados para o franqueado. A elaboração do manual inclui estruturar uma infraestrutura de treinamento aos futuros franqueados. “ Nós elaboramos um treinamento específico e exclusivo para cada tipo de cliente, sempre focando no negócio dele” diz Renata da NITDA.

Existe um limite de “tamanho” da empresa para tornar-se um franqueador?

Não. O importante é tomar a decisão de crescer com consciência e com um apoio de uma consultoria especializada no assunto.

Quais tipos de responsabilidades terei como franqueador?
São várias as responsabilidades, afinal, o seu negócio estará em expansão e você será responsável por ele até o fim. Tudo que se refere a marca, a estrutura, treinamento e fornecedores. será de sua responsabilidade. Mas, fique tranquilo, nem tudo é tão difícil como parece! A Expansão bem assessorada traz mais benefícios do que “dores de cabeça”!

Quando eu sei que preciso expandir o meu negócio?
Não existe um tempo ideal, cada empreendedor percebe essa necessidade. “as vezes, pela procura de pessoas que se interessam pelo negócio e queiram representa-lo pode ser um alerta para isso” diz Renata, ou complementa ,” o próprio empreendedor enxerga oportunidades de expansão em outras regiões e aí está o momento de buscar informações sobre essa expansão” afirma.

Mas o principal, para não cometer erros, é procurar no mercado uma empresa de consultoria que dê todo o respaldo necessário para montar o plano de expansão sem dúvidas, com todas as exigências legais e contratuais, para evitar no futuro, problemas com esse crescimento. “ A NITDA tem toda infraestrutura para alavancar uma marca, antes, durante e depois da ação pronta, o que é o mais difícil de achar hoje no mercado” declara Renata.

E depois? Ainda há consultorias no “pós expansão”?

“ É preciso ficar atento a todos os serviços que você está contratando no inicio da consultoria. Muitas prometem assessoria pós, mas não conseguem atender as todas as necessidades do cliente.”  Alerta Renata. “Nós da NITDA, pela experiência do nosso corpo diretor, oferecemos toda a infraestrutura, principalmente  após a concretização da expansão, que é quando  o empreendedor precisa de treinamentos específicos e material de apoio e humano para continuar a crescer!” diz Renata .

Se você ainda tem mais dúvidas, não hesite em enviar, mandar suas perguntas para contato@pitchcom.com.br ou nitda@nitda.com.br e fale direto com um consultor.

Um comentário:

  1. Um aspecto fundamental que deve ser avaliado são as razões que levam à expansão através do sistema de franquias.

    Franquias bem sucedidas são motivadas pelas razões "corretas" - aumentar o canal de vendas dos produtos, aplicar um conceito unico, fortalecer uma marca e compartilhar o sucesso.

    As razões "incorretas" giram em torno de ganhar dinheiro em cima de uma idéia em taxas de franquia e royalties.

    Quando o foco está no dinheiro, tudo que não gera dinheiro vira custo: treinamento, marketing, recursos humanos, redes sociais.

    Quando o foco está na criação de algo maior, o dinheiro se torna consequencia e estas atividades se tornam investimentos.

    Se uma franquia anuncia e tem em seu discurso uma "excelente oportunidade de negócio", foca a apresentação nos resultados financeiros e a pergunta principal é quanto você tem para investir.

    Porque isto é importante? Franquias focadas no dinheiro tem um indice de mortalidade ou de repasse de unidades muito alto. Há redes atualmente que chegaram a ter mais de 30% de suas unidades à venda, sinal de que não selecionaram corretamente seus candidatos e/ou que têm interesse no giro, recebendo taxas de franquia altas para realizar treinamentos de quinta categoria e aguardando o investidor desistir do negócio para seguir em direção a sua próxima vitima.

    Assim, construir uma marca e estruturar uma rede são projetos complexos e para os quais não há atalhos.

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